Compre em 3X sem juros e FRETE GRÁTIS para São PaULO CAPITAL para compras acima de R$300,00

Os últimos 10 anos na Borgonha - Parte 2

Os últimos 10 anos na Borgonha - Parte 2

Em poucas frases, continuamos nossa tentativa de explicar um pouco das condições climáticas na Côte d’Or (de uma forma geral, pois é extremamente fragmentada e muito muda de uma comuna para a outra).

Depois de termos falado de 2015 à 2020, seguimos em frente. Ou melhor, retroativamente…

2014:
Possivelmente alguns dos brancos mais épicos que a Borgonha já nos presenteou. Condições ideias de um verão ameno proporcionaram os vignerons escolherem suas datas de colheita sem a pressão dos anos quentes. A acidez estava sempre lá. A mineralidade, mais ainda. Além dos francos de harmonia ímpar, os tintos são ótimos para o consumo no curto prazo. Sendo delicados, perfumados, finos em seus taninos.

2013:
A podridão - não nobre - foi o fantasma e uma condicionante no estilo e qualidade dessa safra. Há quem colheu antes dela e saiu com vinhos brancos bons, há quem colheu depois e teve bastante problema selecionando apenas o que era bom. Não foi um ano de brancos, que não se alongaram por muito tempo na garrafa. Tintos são menos encorpados, algumas vezes sem muita carne e com baixo álcool.

2012:
Pouca quantidade, mas alguns tintos surpreendentes por causa da concentração alcançada. Os brancos também estão em um nível alto, com eletricidade e corpo em harmonia e intensidade.

2011:
Uma safra de vinhos mais elegantes, com baixo teor alcoólico e ótimo frescor. Entretanto, os tintos podem, hoje, demonstrar algumas notas herbáceas. Os brancos são elétricos, lineares e encontram-se em um belo estágio de suas vidas.

2010:
Clássica safra de altíssima qualidade, possivelmente uma das que irá entrar para a história com vinhos que desafiaram o tempo e mostraram a melhor faceta de seus terroirs. Tintos de alto teor de acidez, taninos e fruta, porém todos esses elementos em harmonia. Brancos maravilhosos, principalmente em Chablis, onde demostram todo seu caráter mineral e salino - e alguns ainda se encontram fechados, mesmo depois de mais de 10 anos.

0 comentários 0

Deixe um comentário

✔️ Produto adicionado com sucesso.