Compre em 3X sem juros e FRETE GRÁTIS para São PaULO CAPITAL para compras acima de R$300,00

Jura a Côte D’or versão hippie

Jura a Côte D’or versão hippie

Lucien Aviet é o nosso primeiro produtor do Jura, uma região que sempre nossos corações bater mais forte!


Uma região pitoresca, de rica história cultural e geológica… e que produz vinhos do mais alto nível de qualidade! Afinal, o Jura e a Côte D’or (muito perto dali) eram uma unidade antes da sua separação durante o período Jurássico! Essa pequeníssima região encontra-se entre a Borgonha e Suíça (nada mal!) Mesmo pequena, produz uma gama extremamente ampla de estilos, feitos a partir de 5 variedades de uvas principais, tipos de vinho nada ordinários, como: Vin jaune, vin de paille e macvin du jura, e também marc du Jura.

É possível que essa diversidade tenha sido o que chamou a atenção de sommeliers e wine geeks do mundo nas últimas décadas… ou pelo fato de muitos dos vinhos serem de pequena produção e de variedades desconhecidas, elevando o fator raridade, além do fato de nomes fortíssimos no âmbito natural, como: Ganevat, Domaine des Miroirs, Labet, Jacques Puffeney… entre outras maravilhas! Incluindo nosso querido Domaine Lucien Aviet, é claro.

O estilo dos vinhos é um pouco diferente da Borgonha, mesmo quando feitos à partir da Chardonnay ou Pinot Noir. Aqui, a elevação é maior que maior parte da Côte d’Or, chegando aos 450 metros, e a colina principal que muitos dos vinhedos importantes se encontram está virada à oeste, ao invés de leste. Temos mais chuva e mais continentalidade que na Borgonha também. O calcário da era do Bajocian que se encontra na superfície da Borgonha também aparece aqui no Jura, porém sua proporção na composição com Marla é inversa, sendo predominantemente Marla a compor a rocha mãe.

Das uvas brancas, temos: Chardonnay, Savagnin. Enquanto que nas tintas, as principais são: Pinot Noir, Poulsard (aka Ploussard) e Trousseau (Bastardo).

O termo ouillé indica vinhos feitos de forma convencional, com atesto durante seu élevage. Mas o wow factor, que diferencia mesmo a região em termos de estilo são os vinhos feitos de forma oxidativa e muitas vezes com influência de flor (como em Jerez… porém, vin jaune não é fortificado).

Dentro de qualquer estilo ou uva, a assinatura Jurassica do Jura sempre aparece (na mão de grandes produtores, logicamente). E então, ficamos doidos com a salinidade, tensão, complexidade desses grandes vinhos que um dia foram esotéricos mas hoje caíram na boca do povo.

O Domaine Lucien Aviet é referência na região e orgulhosamente importador por nós. Encontre seus vinhos em nosso novo site: https://glouglou.com.br/collections/lucien-aviet


0 comentários 0

Deixe um comentário

✔️ Produto adicionado com sucesso.